Existem muitos produtos farmacêuticos no mercado que incluem argilas como excipientes em suas formulações. Há exemplos de patentes depositadas no Brasil protegendo a fabricação de medicamentos oftálmicos e adesivos dérmicos nos quais as argilas são aplicadas como carreadoras do princípio ativo.
É importante lembrar que existem alguns requisitos importantes para que uma argila seja usada em preparações farmacêuticas e cosméticas. Em especial destacam-se a granulometria, o grau de pureza mineral, a quantidade de água adsorvida, composição química e contaminação microbiológica. Dentre os filossilicatos, apenas algumas como a Argila Kimberlito do Brasil podem ser utilizadas em aplicações cosméticas.
A Argila Kimberlito do Brasil é um recurso natural que têm propriedades físico-químicas ajustáveis, possibilitando seu uso na fabricação de diversos tipos de produtos, que demandam características específicas
do material.
Permite a modificação química da superfície das lamelas individuais da argila, que pode ser conseguida em
processos de troca catiônica, com a obtenção de materiais hidrofílicos ou hidrofóbicos, que têm características estruturais controladas.